Livro inspirador

Uma garota adorável me deu um livro de aniversário. O nome é “Oficina de Escritores: Um Manual para a Arte da Ficção” (o nome do livro, não da garota).

Comecei a ler no mesmo dia e terminei um pouco mais de 1 semana depois. Uma leitura prazerosa. É um ótimo livro para qualquer principiante na arte de escrever ficção.

O conteúdo não é muito especializado, mas há boa inspiração nesse livro. O que mais me agradou foi a inclusão de opiniões diferentes de vários autores sobre o processo criativo.

Às vezes escritores ficam tão restritos as suas próprias peculiaridades de trabalho que, quando vão falar sobre escrita, se expressam como se só houvesse um jeito de criar ficção. Soltam afirmações absolutas a respeito de como um livro deve ser feito, não reconhecendo a variedade de métodos.

Fazendo o oposto disso, o autor tornou o livro mais lúcido e mais útil, já que assim abrange uma maior diversidade de personalidades com as quais se identificar. Sem contar que sempre acho fascinante ler sobre o modo de trabalho de outros escritores. Por isso, manterei esse livro por perto para usá-lo como inspiração nas tardes melancólicas.

Frase que gostei:

“Num determinado momento da sua vida de escritor, decida-se a ler apenas o que realmente lhe interessa. Não o que as pessoas dizem ser interessante, mas o que realmente lhe interessa. […] A desonestidade em relação ao que realmente agrada à sua imaginação é flagrantemente perigosa para você como escritor.”

Obrigado garota adorável que me deu esse presente.