Jardim Cerebral

Nosso cérebro é moldado constantemente, dia após dia, por todas as experiências que vivemos. É como uma metamorfose interminável; as pequenas estruturas em que ele é construído estão sempre em transformação, graças à plasticidade. Tais transformações, por sua vez, influenciam nossa mente. Claro, quanto mais intensa a experiência, mais intensa será a mudança neurológica. E quanto mais jovem for o cérebro, mais moldável ele também será. Mas, mesmo em idade adulta, as pequenas e cotidianas experiências, como a série que você assistiu ou o tipo de conversa que teve, alteram os detalhes neurais. Caso contrário, não poderíamos experimentar tais vivências.

Tendo isso em mente, um tipo de regulamentação de experiências é essencial caso se queira um cérebro saudável, principalmente durante a infância e a adolescência, que são as fases mais sensíveis a mudanças neuroanatômicas. Isso, claro, não quer dizer controlar cada coisa que você vive, mas apenas ter uma responsabilidade maior com o que te influencia. Pode-se chamar isso de preservação cerebral. Se engajar em atividades proveitosas para o desenvolvimento intelectual, criativo e emocional, ao mesmo tempo que se evita aquelas quais são ruins. É como tratar o nosso cérebro como um jardim. Se você quer que seu jardim seja bonito e saudável, não é uma boa ideia permitir qualquer coisa entrar e afetá-lo. É preciso ser seletivo. Do mesmo jeito, precisamos ser seletivos sobre os tipos de experiências que nos deixamos passar por.

O foco de todo jardim são suas plantas. No caso do cérebro, as plantas podem ser vistas como as principais habilidades que queremos desabrochar. Aptidão com o violino, prática com a escrita ou capacidade de manter boas relações são todos exemplos de plantas nas quais precisamos, a fim de desenvolvê-las, regar e cuidar, ao mesmo tempo que evitamos coisas potencialmente prejudiciais para seus crescimentos.

Também, em um jardim, além dos cuidados básicos e evitar o prejudicial, também é favorável reconhecermos coisas benéficas, como alguns tipos insetos. Os insetos para seu jardim cerebral são ações e experiências positivas para sua mente. Desde aprimoramentos para o intelecto até atividades sociais que geram em você felicidade. Coisas que acrescentam ao seu bem-estar. Mas é preciso tomar cuidado para não encher seu jardim com insetos, mesmo os benignos. A atração principal do jardim são as plantas.

A vida é curta e única, e deve ser aproveitada. Mas um aproveitamento descontrolado com qualquer coisa que gera prazer acarretará em futuros arrependimentos. É preciso ter responsabilidade consigo mesmo. Aproveite a vida, mas também cuide para preservar seu cérebro. Nossa mente deve ser a nossa maior prioridade, pois é ela que governa nossa própria realidade.